Snefru – era o nome de nascimento do rei, seu nome Hórus era Nebmaat. Ele foi o primeiro a ter seu nome de nascimento, Snefru, colocado dentro de um cartucho, num oval no alto a esquerda. Depois dele, foi sempre pelo nome de cartucho que os faraós ficaram conhecidos.

Foi primeiro faraó da quarta dinastia, e foi considerado o grande desenvolvedor das pirâmides. Ele reformou uma e construiu duas: a pirâmide de Meidum, que foi iniciada pelo faraó Huni, era em degraus, que Snefru tentou transformar em uma pirâmide verdadeira através de enchimentos; a pirâmide "Torta", cujo erro na escolha do local e nas fundações obrigou à mudança no ângulo das faces, de modo a diminuir-se a carga sobre a base; e a pirâmide vermelha, considerada a primeira pirâmide verdadeira, de faces lisas, o grande êxito de Snefru.

Ele fez um governo forte e todo poder estava centralizado em suas mãos. Aparentemente alguns de seus filhos se tornaram vizires e Snefru reorganizou a terra entre os nobres, de modo a impedir que se tornassem muito poderosos. Não há certeza de onde ele foi enterrado, alguns acreditam que foi na Pirâmide Vermelha em Dashur.



(Pirâ
mide de Meidum /
"Torta" / Vermelha)